domingo, 4 de novembro de 2012

Brincadeiras de Roda

Acordei e pensei: de onde mesmo veio as brincadeiras de roda? Então, entrei na internet e fui pesquisar de onde surgiu essas brincadeiras, estas que ao longo de nossas infâncias fizeram parte.

As cantigas e brincadeiras de roda são manifestações folclóricas, onde as crianças de mãos dadas, formam uma roda e cantam simples melodias, que podem ou não ser acompanhadas de coreografia.

Antigamente, eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira. Hoje, no entando, é uma manifestação que está sendo esquecida, por muitas crianças, pois elas estão mais interessadas em outros tipos de músicas e brincadeiras.

As cantigas de rodas, são basicamente folclóricas. Possuem letras, melodias e ritmos, envolvendo brincadeiras, danças e trava-línguas. O mais interessante, é que as músicas utilizam, normalmente, um compasso binário ( pulso forte - fraco ).
As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, onde exige o olhar frente a frete, toque corporal, exposição. Auxiliam no desenvolvimento corporal,senso rítmico e organização coletiva. São também um dos elementos importantes para a integração e o lazer infantil.

Uma das cantigas de roda mais conhecidas e cantadas em todo o Brasil era a Ciranda, Cirandinha:

Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
 
O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

(Cavalheiro troca o par)
Este par não é o meu.
Este par está trocado.
O meu está de azul,
Este está de encarnado.


A Ciranda, é uma das mais conhecidas e mais dinâmica, por englobar mais crianças e ter uma dinâmica onde a criança vai ao centro da roda e dizer quem é seu par. Como dito mais acima, algumas brincadeiras trazem consigo a transparência e a integração com as crianças.

Outra bastante conhecida é o Atirei o pau no gato:


Atirei o pau no gato

Atirei a o pau no gato, t-o-tó
Mas o gato-t-o-tó
Não morreu, reu, reu
Dona Chica, ca, ca
Adimirou-se, se
Do berro, do berro que o gato deu
           Miau!! 




É tão bom relembrar brincadeiras, que hoje em dia, nem todas as crianças tiveram a oportunidade de ter o prazer de brincar.

Lembro-me até hoje, que na escolinha, principalmente na hora do recreio, todas as crianças se uniam para brincar, cantar. Ciranda, Atirei o pau no gato, 5 patinhos, Se essa rua fosse minha,Roda pião, Cai cai balão, Borboletinha, Escravos de jó,Pirulito que bate-bate.. . entre outras cantigas. Como é bom relembrar de ser criança.




Post por Mariana Marques








Nenhum comentário:

Postar um comentário