sábado, 10 de novembro de 2012

HA CANTIGA HÉ?

MARCHA SOLDADO

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acorda acorda acorda
A bandeira nacional



Marcha soldado cabeça de papel... Quem nunca brincou com um chapeuzinho de jornal ouvindo essa música pode dizer que não teve infância.... Mas o que há por trás desta antiga cantiga de roda?

Em 07 de Setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, com o grito do Ipiranga (Independência ou Morte!). Isso quer dizer que deixamos de ser colônia de Portugal, assumindo um governo próprio e autonomia comercial.


Essa data, comemorada até hoje em desfiles e mostras culturais, foi também homenageada na música infantil marcha soldado, que faz referência aos chapeuzinhos de soldado que as crianças usavam nos desfiles de 07 de Setembro. Assim como outras brincadeiras cantadas que também podem ser consideradas parte do nosso folclore, marcha soldado apresenta uma contribuição importante para o processo educativo, situando a criança dentro de um contexto histórico, despertando seu interesse por manifestações culturais, e ainda desenvolvendo sua criatividade e imaginação.


E dessa forma, nossas crianças aprendem com a brincadeira e se divertem, como na nossa infância.

Post por Stayce Moreira Fortunato

Nenhum comentário:

Postar um comentário